Aceleradora de startup: como um escritório jurídico pode ajudar empresas a conquistar investimentos

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Aceleradora de startup: como um escritório jurídico pode ajudar empresas a conquistar investimentos

O conceito de uma aceleradora de startup é novo. No Brasil, este fenômeno é ainda mais recente. Conforme a Ace, o objetivo de uma aceleradora é levar uma empresa do estágio que ela está a um bem mais avançado em muito pouco tempo.

Distribuídas principalmente pela região Sul e Sudeste no Brasil, as aceleradoras oferecem capacitação, treinamentos objetivos sobre negócios, networking e acesso a métodos disruptivos de gestão e tecnologia.

Também chamadas de “fábricas de startups”, as aceleradoras orientam a estruturação das companhias até que elas estejam prestes a serem classificadas como break even point, que é o momento em que elas começam a se manter com os próprios rendimentos. 

Uma aceleradora oferece benefícios que vão além do investimento financeiro. Os mais comuns são estrutura física para operações, consultoria administrativa, financeira e jurídica, networking e treinamentos acerca de gestão e inovação. Ou seja, de forma resumida, de acordo com o Draft: “Dentro de uma aceleradora, as jovens empresas recebem mentoria, apoio financeiro, um local para trabalhar e acesso a redes de contato a que dificilmente teriam acesso, como investidores e grandes empresas”.

Não há uma delimitação de áreas para que uma aceleradora se interesse em agir  podem ser fintechs, lawtechs, femtechs e tantas outras empresas de inovação em classificações distintas.

Como obter apoio de uma aceleradora

O contato entre startup e aceleradora ocorre quando o empreendedor encontra o programa de aceleração e envia sua ideia através de formulários. Cada empresa tem um processo de seleção específico, mas é comum que façam chamadas públicas e editais.

Quando selecionada, o gestor de uma startup faz um pitch (apresentação) com a equipe da aceleradora. O pitch, aliás, é uma forma de resumir a história do negócio para potenciais investidores. O tempo de apresentação costuma ser curto (até 10 minutos) e deve conter informações que sejam capazes de chamar a atenção, tais como o tipo de solução que a startup oferece, estimativa de mercado, estratégia de crescimento e projeções financeiras.

Ter uma startup legalmente constituída torna mais fácil o processo de captura de investimentos. “Nenhum investidor com conhecimento no ecossistema de inovação fará investimentos em uma startup que não esteja legalmente constituída”, alerta o advogado e sócio de N Partners Felipe Haddad Novak. 

Exemplos de aceleradoras de startups

  • Founder SP: A Founder SP conta com mentores que “são normalmente o CEO ou o fundador de uma iniciativa de sucesso” que orientam os empreendedores selecionados a participar de encontros online, nos quais fazem tarefas práticas de validação do negócio e são preparados para buscar capital de risco. Os programas duram, geralmente, quatro meses. Inscrições abertas até 06 de março de 2022.
  • Startup Farm: O grupo divulga ter ajudado a captar mais de US$ 100 milhões em investimentos para as empresas mentoradas. O programa de aceleração AHead pede 5% do equity para os participantes. Está baseada em São Paulo.
  • WOW: Formada por mais de 300 investidores-anjo e proporciona até R$ 300 mil investidos em uma primeira rodada, além de orientações empresariais. As inscrições para o processo seletivo da próxima turma estão abertas.
  • Darwin: Com sede em Florianópolis (SC), a Darwin Startups se define como “um ecossistema de evolução para startups”, que fomenta uma comunidade de quem empreende, mentora e investe e grandes corporações “com o propósito de transformar bons negócios em negócios extraordinários”. Saiba como participar.


Soluções jurídicas para startups

N Partners possui ampla experiência na estruturação jurídica de startups. O escritório assessorou mais de 150 empresas nas mais diversas questões societárias, tributárias e contratuais — essenciais para todos os empreendedores que desejam ter um pitch bem-estruturado para apresentar aos eventuais investidores. Nosso escritório assessora empresas do zero ao hero. Ou seja, desde a ideação até o exit.

Um exemplo de nosso trabalho no setor foi o assessoramento do deal entre nosso cliente Flex Interativa, empresa que alia tecnologia, criatividade e metaverso, para treinamento com a empresa 42 Labs.

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